Competências que vão te levar a um patamar mais alto


Postado por no dia 11 de outubro de 2017


6-competencias

Competências que vão te levar a um patamar mais alto

“Profissionais de finanças recebem salários médios entre R$1.500,00 e R$2.700,00. Muito pouco para quem atua em uma área tão importante você não acha?”

Não importa se você é estagiário, analista ou gestor financeiro. Se você é um profissional de finanças você tem 2 caminhos: MUDAR ou MORRER.

Não faz muito tempo, esperava-se que o financeiro fosse honesto, que mantivesse os registros e arquivos em ordem e as contas em dia. Não se pode negar que estas atribuições são importantes, mas foi isso que tornou o profissional de finanças uma FIGURA BUROCRÁTICA e de POUCO VALOR AGREGADO para a empresa, principalmente porque hoje a tecnologia faz isso muito melhor do que o ser humano.

Atualmente o mercado tem buscado um financeiro que seja um AGENTE DE RESULTADO, valiosas oportunidades estão surgindo para quem está disposto a sair da zona de conforto.

Ficou curioso? Continue lendo e descubra, logo abaixo, quais são as 6 COMPETÊNCIAS que vão AGREGAR VALOR ao seu trabalho e levar sua carreira ao próximo patamar.

1. TRANSPARÊNCIA

A maior preocupação dos empresários, no financeiro, é de que não sejam roubados. Não é à toa que a maioria das empresas tem um financeiro ligado à família do dono, mesmo que em detrimento da capacidade técnica. Para o profissional de finanças, que deseja avançar na carreira, não basta ser honesto, é preciso ser transparente e isso só ocorre por meio de contínua e voluntária prestação de contas. Demonstrando ter respostas para todas dúvidas sobre as origens e os destinos do dinheiro, você suprirá a necessidade do empreendedor de ter alguém de confiança no financeiro e só então poderá diferenciar-se pelo aspecto técnico.

2. CONTROLE

O profissional de finanças deve saber, a todo o momento, se a empresa está ou não obtendo lucro. Precisa ainda saber quais são os saldos financeiros em caixa, os saldos em bancos, os totais a pagar e a receber a curto e longo prazos e os valores empenhados em estoques e imobilizado. Não há razão de se trabalhar no financeiro se ao fim do dia estas informações não estiverem exatas e facilmente acessíveis. A notícia boa é que hoje existe um grande número de softwares que permitem controle financeiro perfeito, a má notícia é que em sua maioria são subutilizados pelos profissionais de finanças. O profissional que tem controle eficaz do financeiro, tem um diferencial gigantesco, seu resultado e seu valor para a empresa são muito maiores.

3. LIDERANÇA

Para quem precisa deixar de operacionalizar e começar a garimpar resultado, liderança é uma característica indispensável. Para poder fazer análises, propor medidas corretivas e debater estratégias, os modernos profissionais de finanças tiveram que delegar muitas das atividades de rotina que tomavam seu tempo no passado. Para isso é necessário desenvolver inteligência emocional e interpessoal bem como habilidades que lhe permitam formar e motivar equipes. Assim sendo, tanto o controle quanto a transparência podem ser garantidos e o profissional libera-se para atuar em um nível mais alto, produzindo mais resultado e obtendo maior reconhecimento profissional.

4. VISÃO

O moderno profissional de finanças, para ser considerado indispensável, precisa assumir papel estratégico, deve poder enxergar a linha do tempo da empresa e antecipar o futuro. Precisa identificar cenários possíveis e projetar as finanças da empresa para curto, médio e longo prazo. A simulação de cenários ajuda a definir diretrizes para o cumprimento da missão da empresa, cabe ao financeiro reunir as projeções dos gestores de vendas, produção, tecnologia e pessoas e traduzi-los em forma de um plano orçamentário e desdobrando em metas financeiras anuais, mensais, semanais e diárias. Estas metas é que serão a sua base de controle para avaliar as performances econômica e financeira da empresa, e prestar contas à direção.

5. PROATIVIDADE

Os gestores, hoje em dia, vivem numa velocidade muito grande atrás de tomar decisões cada vez mais assertivas, e antecipar situações e problemas tornou-se uma competência muito desejada para os profissionais de finanças. Se você for capaz de entregar aos gestores a informações, as análises e as sugestões que necessitam mesmo antes de pedirem, você tem um grande diferencial. A tarefa é árdua e beira a adivinhação, mas com a técnica certa, a definição de um sistema de informações eficiente é possível fazer isso com eficiência. A proatividade é importante também dentro do financeiro. Um bom financeiro nunca é pego desprevenido e precisa estar atento a tudo o afeta as finanças. Mantenha sempre os olhos no mercado, identifique riscos e oportunidades, esteja informado sobre taxas de juro, câmbio e demais indicadores de mercado para usá-los como base para propor soluções aos gestores.

6. INTEGRAÇÃO

Talvez esta seja a principal competência que o moderno profissional de finanças precisa desenvolver, para alavancar sua carreira. Seu papel deve ser de consultor interno você deve saber transitar horizontalmente por todas as áreas da companhia. Uma vez que o plano orçamentário esteja definido, cabe ao profissional de finanças monitorar sua execução, atuando junto às demais áreas da empresa, informando resultados e incentivando os demais a cumprir as metas que foram planejadas, pois a saúde financeira é consequência da eficiência das outras áreas. Desenvolva uma postura de trabalho em equipe, esteja aberto a dar e receber feedback, a negociar e a propor melhorias com foco em cumprir a estratégia e você vai deslanchar.

E aí? Faz sentido não faz? Há um ditado que diz que “Quem chega primeiro bebe agua limpa”, até agora muita gente não entendeu a necessidade de mudar e continuam “dormindo em berço esplêndido” e para você, isso é uma oportunidade de sair na frente.

Você pode deixar a oportunidade passar ou pode agarrá-la; se decidir agarrá-la, faça uma autoavaliação em cada uma destas 6 áreas e trace um plano para melhorá-las e surpreenda todos à sua volta.

O futuro está aberto e você tem o poder de decidir como será.

Lembre-se, você tem 2 opções: MUDAR OU MORRER


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *